15 de fevereiro de 2011

Dieta macrobiótica


O que é dieta macrobiótica?

A palavra macrobiótica é uma palavra grega que significa: macro (grande) e bio (vida).
Esta filosofia é baseada em um estilo de vida diferente, na teoria yin (negativo) e yang (positivo), objetivando o equilíbrio entre si, em todos os aspectos da vida. O fundador dessa filosofia foi George Ohsawa.
O yin e o yang são duas forças opostas, yin é o lado flexível, frio e yang é o lado forte, quente, dinâmico. O objetivo da macrobiótica é equilibrá-los para promover a saúde e bem estar. A alimentação macrobiótica é baseada em uma alimentação rica em cereais integrais, legumes, leguminosas e frutas, tudo sendo equilibrado pelos elementos yin e yang.
Alimentos Yin: centeio, aveia, milho, cevada, berinjela, tomate, pimenta, pepino, espinafre, alcachofra, abóboras, cogumelos, ervilhas, beterraba, alho, couve-flor, lentilhas, pescado, porco,
vaca, iogurte, natas, manteiga, margarinas, frutos, mel, açúcares, café, vinho, cerveja, chá verde, pimenta, refrigerantes.
Alimentos Yang: arroz, trigo, alface, repolho, alho-porro, grão-de-bico, rabanete, nabo, cebola, salsa, cenoura, agrião, linguado, atum, salmão, camarão, sardinhas, pato, peru, ovos, leite, queijos, amêndoa, azeitonas, óleos vegetais não refinados, alecrim, vinagre, mostarda, baunilha, açafrão, sal marinho não refinado.
Seguindo este estilo macrobiótico deve ser excluído o consumo de alimentos de origem animal, porém deve ser retirado aos poucos da alimentação, até que o próprio organismo não sinta mais essa necessidade. Também devem ser excluídos alimentos processados, congelados ou enlatados. Segundo os seguidores deste tipo de estilo de vida, consumir alimentos yin e yang pode influenciar nas características pessoais do individuo, pessoas que possuem alimentação extremamente yang podem adquirir caráter agressivo, impaciente, dominador, ao passo que pessoas que possuem alimentação extremamente yin podem tornar-se pessoas depressivas, dependentes, com comportamento relaxado.
Sabendo utilizar yin e yang no dia-a-dia todos tem a capacidade de escolher como ressaltar pontos em sua personalidade, tornando-se pessoas mais calmas, tranqüilas, sérias ou divertidas.
Segundo esta filosofia, a quantidade a ser consumida dos alimentos yin e yang depende das características individuais de cada indivíduo. Esta filosofia é baseada apenas em equilibrar o yin e o yang, portanto não considera a distribuição dos macronutrientes, micronutrientes e calorias.
Uma grande vantagem deste tipo de alimentação é o consumo elevado de fibras, podendo contribuir para prevenção de diversas doenças e contribuindo para o bom funcionamento do intestino. A dieta macrobiótica propõe a cura de doenças físicas, purificando-as, porém muitas vezes acreditando nesta teoria, as pessoas interrompem tratamentos médicos sem orientações, o que pode ser prejudicial.

Composição da dieta macrobiótica

Consiste em qualquer prato que contenha um rácio de:
  • - Cereais integrais: 50-60%
  • - Frutas e vegetais: 25-30%
  • - Proteínas*: 10%
  • - Sopas 5-10%
  • - Algas 5%

*As proteínas incluem principalmente legumes, proteína vegetal e peixe. Ocasionalmente carne e ovos.
É muito importante também a utilização de verduras de folha verde (repolho, couves, folha verde dos nabos, etc.)
Numa dieta macrobiótica o processo de assimilação dos alimentos pelo organismo é o ponto essencial no que toca à questão da saúde e bem-estar.
Segundo esta visão, os defeitos deste mecanismo provocam irregularidades orgânicas e psíquicas, os sintomas negativos são uma forma que o corpo encontra de compensar os transtornos e recuperar o equilíbrio.
Para recuperar o perfeito funcionamento entre o corpo e a mente, a dieta macrobiótica recomenda medidas indiretas, educativas e preventivas através de alimentos adequados para serem assimilados por cada indivíduo. Uma dieta à base de comida macrobiótica é uma dieta rica em receitas de soja, uma alimentação tipicamente vegetariana.

 

Comparação com a dieta vegetariana e com a cozinha japonesa


A dieta macrobiótica difere das outras dietas porque considera que cada pessoa tem necessidades nutricionais diferentes, ainda que exista um padrão, cada dieta é adaptada a uma pessoa de acordo com determinadas características desta pessoa. A cozinha macrobiótica não é uma cozinha vegetariana, apesar da utilização da carne ser bastante rara, isso tem a ver com esta ser extremamente yin ou yang, e desta forma só é utilizada em casos especiais. Como a cozinha macrobiótica nasce no Japão é normal que esta tenha algumas semelhanças com a cozinha tradicional japonesa. Muitos dos ingredientes desta dieta são originários da gastronomia do Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...